quinta-feira, 25 de abril de 2013

VALORIZANDO COISAS E COISIFICANDO PESSOAS


Quem já adquiriu o livro Pedagogia Transformadora, percebeu que tento promover através do mesmo uma tomada de consciência no sentido de que as pessoas voltem a ter a atenção e o valor que lhe são devidos.

Nos dias de Jesus o sistema estava focado nas instituições, e os seus líderes na manutenção dos cargos, poder, status e outros benefícios adquiridos. As pessoas eram usadas e exploradas. 

As pessoas eram tratadas de maneira impessoal. Cada indivíduo era apenas mais um número, um frequentador de cerimônias religiosas, que devia se enquadrar nas tradições litúrgicas. Chegava e saia sem ser percebido, notado, apresentado e amado.

Será que o mesmo não acontece em muitas de nossas igrejas? Nossas Escolas Dominicais não estão reproduzindo o modelo eclesial vigente? 

Visitantes, membros, congregados e alunos chegam e saem de nossos cultos e classes, e não são acolhidos como deveriam, não são tratados como mereciam, não são amados como precisariam.

Em razão disso, muitas igrejas perdem na atualidade seus membros para outras que valorizam o ser humano acima da instituição, que assim como Jesus, atraem para si gente  carente de atenção, de acolhimento, de afeto, de cuidado. Gente que quer ser tratada como gente. Gente, simplesmente e complexamente gente. Gente, unicamente e maravilhosamente gente. 

As pessoas se interessarão por instituições e organizações que valorizem pessoas. As pessoas buscarão e frequentarão igrejas e escolas dominicais que as tratem como Jesus as tratou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário